domingo, 13 de março de 2011

EDUCAÇÃO PARA A ESCRAVATURA?




Toda a Educação é política.
Toda a Educação é ideológica.
Toda a Educação tem de ser crítica.


Perdemos o nosso tempo se não aceitarmos este princípio.
Os governantes perceberam finalmente a importância de Educar e o papel dos docentes na libertação intelectual dos alunos, por isso a docência tem sido combatida por todos os regimes, mesmo os ditos democráticos.

A docência exige reflexão, debate, partilha e capacidade de esperara.  Mas quando ao professor se pedem mais tarefas administrativas, mais horas de trabalho rotineiro e menos de traballho partilhado e reflexivo,afastamo-lo do seu verdadeiro papel e  conduzimos as novas gerações para uma sociedade sem horizonte, sem mentes brilhantes, sem visão estratégica ou crítica. Construimos uma juventude que ficará à nora, à rasca e enrascada.

Nunca acreditei que os políticos gostassem de cidadões esclarecidos e críticos.
Eles gostam de asnos e carneiros. Esse tipo de rebanho fácil de conduzir com um pedaço de feno e um punhado de sal.
Os políticos percebem de tudo na área educativa, mas nunca foram docentes, e os que o foram nunca os vi serem louvados publicamente pelos seus alunos.Os políticos nunca podem ser educadores pois vêm duma área onde a Verdade não existe. Aquela actividade vive do simulacro.
Em educação o simulacro é uma arte: o Teatro que tem um tempo definido e contextos específicos.
Quem ama a educação dá e não tira. Dá-se!
Com as novas medidas do Ministério da Deseducação poupa-se muito dinheiro, mas a qualidade educativa não será melhor,  e , mais uma vez, se relegou as artes para as kalendas gregas, como se elas não fossem fundamentais no desenvolvimento integral do cidadão. A política  mundial está construindo um pensamento monolítico, onde novas ideias são castradas e votadas ao desterro.
O que faz uma escola não são os edifícios com todos os apetrechos de ponta, mas as pessoas.
Docentes desmotivados não geram excelência, porque ninguém pode dar o que não tem.
Esta não é uma regra da filosofia, mas da área económica.
Na realidade há toda a classe política mundial que vê a educação como um luxo  e quer votar as novas gerações a uma sofisticada sociedade esclavagista.
 

1 comentário:

Geraldo "Poeta louco" disse...

É, meu caro, nós, de cá, sabemos bem o que é omissão educacional. Acabamos de sair de uma ditadura militar onde a filosofia era: Quanto menos instruído o povo, maior é o grau de submissão, menos se cobra, menos reage. Vivemos, por muito que se diga o contrário, essa realidade até hoje. Acabamos de eleger para o congresso um "palhaço" que mau sabe escrever o próprio nome. Triste realidade!!!

Abraços.