sexta-feira, 22 de outubro de 2010

HAVEMOS DE SER LIVRES


Havemos de ser felizes mesmo que eles não queiram.
Havemos de rebentar em verde esperança florida
E nas tardes penosas do nosso eterno exílio, cantaremos
Ao azul céu, à doce terra, ao quente sol e ao manso mar
Porque ao corpo meteram a canga, mas não ao sonhar!
Havemos de ser felizes no toque ameno do orvalho matinal
Ainda que dum negro futuro, branca luz, horizonte distante.
Sou feliz, sempre que a minha voz se ajardina em canto
E brada feroz à injustiça instalada na pátria minha ferida.
Como poderei calar o grito que me afoga de urgência
Em dizer em poema a voz clarividente da consciência?

Minha pátria veste-se duma ténue luz duma saudade
Que foi o farol altivo, leme de toda a humanidade,
Mas hoje jaz por terra, escrava servil e lento pranto
Altiva pátria de Afonsos, Gamas, Albuquerques e Cabrais,
Ergue-te em força das tuas mornas, velhas e brancas cinzas
E mostra a esta gentinha sem valor a força de teus ancestrais!
Não deixes que te tornem a mátria de teu próprio Povo.
Este é o Povo, não os malditos que te venderam de novo!
Este é o Povo que em ti tem a força e fonte da própria vida
Este é o povo meu!Este é o povo que dá o que não prometeu
Este é o coração de Portugal na alma pequena dum pobre ilhéu
Que não aguenta ver mais sofrer, em silêncio, o povo que é o seu!
Grita : Liberdade!Liberdade!Liberdade!sempre LIBERDADE!


.

6 comentários:

RENATA MARIA PARREIRA CORDEIRO disse...

Liberdade sempre! Bravo, Jordas! Luta com a tua pena. Tu o fazes bela e poderosamente.
Beijos!

"Você não pode tocar na mesma água duas vezes
porque a água que passou não passará de novo.
Aproveite cada momento da vida.
Encontre tempo para viver.
Se você vive dizendo que está ocupado
então nunca estará livre.
Se você vive dizendo que não tem tempo,
então nunca terá mesmo esse tempo.
Se você não usar o seu tempo durante o dia
você é o perdedor.
É impossível voltar atrás.
Valorize cada momento vivido,
e esse tesouro terá muito mais valor
se o compartilhar com alguém especial,
especial o suficiente para gastar com ele
o seu tempo.

E lembre-se sempre, o tempo não
espera por ninguém"

Boa Noite/Bom Dia

Maria Rita disse...

Que delícia esta energia portuguesa, meu pai, tios e tias são portugueses, eu nasci aqui mas algum dia ei de conhecer esta terra tão linda.

Beijos pra Ti

JORDAS disse...

Olá Rita,
Como tu tenho muitos tios portugueses, mas vivem com a família em S. Paulo, apenas a minha mãe ficou pela ilha.Se fores ao meu blog Cronicando, falo dos meus avós e brevemente falarei dos meus familiares que vivem em S. Paulo.
Uma semana de muito sucesso!

Poliana Fonteles disse...

Um texto sem dúvida: Forte!
Muito bom...
Obrigada pela visita em meu blog...
Volte sempre...

Fabiana Gonçalves disse...

Olá, vim agradecer as palavras, estranho, mas acalmou meu coração.
beijos e obrigada.

http://fabianagoncalves.blogspot.com

Lilá(s) disse...

Obrigada por essa força visivél nas palavras, é disso que precisamos.
Bjs